sábado, 7 de novembro de 2015

3 Dicas básicas para quem deseja entrar no mundo das franquias!

Franchising - Business Background. Blue Arrow with









Olá a todos, 

Nessa primeira postagem, inicialmente compartilharei 3 dicas básicas à respeito de como selecionar a franquia certa para que o seu sucesso seja alcançado. O objetivo do blog é expor as melhores franquias do momento, com riqueza de detalhes atualizada. 

1. Faça uma Auto-avaliação

Existe uma limitação natural em ser um franqueado, na maioria dos casos você estará engessado em um sistema já consolidado, não tendo a mesma liberdade de criação e inovação que poderia ter caso abrisse seu próprio negócio.  É fundamental entender por completo o funcionamento de uma franquia, conhecer o ramo de atuação. A compatibilidade da franquia com o seu perfil deve ser considerada acima da possível lucratividade da mesma. Algumas perguntas básicas à serem feitas:
  • Você tem afinidade com o negócio?
  • Você conhece seu perfil?
  • Está disposto à gerir pessoas, empreender?
  • Está disposto à seguir um sistema, deixando muitas vezes de lado sua própria criatividade?
Caso, após uma auto-avaliação consciente, você ainda acreditar que o ramo de franquias é o seu lugar, bem-vindo ao clube!

2. Defina a melhor estratégia

É necessário conhecer o seu público-alvo. Muitas vezes um determinado segmento pode não ser economicamente viável em uma cidade de pequeno porte, ou já estar saturada para determinado público-alvo. É necessário levar em conta diversos fatores para definir a melhor estratégia. Minha dica neste ponto é elaborar uma planilha com os principais pontos à serem avaliados para dar continuidade ao negócio. Minha sugestão:
  • O produto é adequado ao público daquela região?
  • A localização é economicamente viável? (A escolha do ponto é fundamental no sucesso de uma franquia)
  • O nível de investimento é adequado ao retorno esperado?
  • Tenho reservas financeiras além do valor inicial exigido pela rede da franquia? DICA: tenha reservado um valor de pelo menos 3 vezes o custo inicial da franquia.
  • Como anda a saúde econômica da rede?
  • Como andam minhas finanças pessoais à curto, médio e longo prazo?

3. Troque experiências, faça decisões pensadas

Converse com outros franqueados da(s) rede(s) nas quais você mais se interessou. Não tome nenhuma decisão no impulso, sem antes conhecer a fundo o negócio sugerido. Visite várias lojas da(s) rede(s), agende conversas com os representantes das marcas várias vezes até tomar a melhor decisão após estudar, junto à sua família, a melhor decisão a ser tomada. 
Abs e até a próxima postagem! Espero que gostem do site!

Nenhum comentário:

Postar um comentário